"Os dentes mudam o sorriso, o sorriso muda a face. A face muda a expressão, a expressão muda a vida!"

quinta-feira, 31 de março de 2011

Odontopediatria

 
Primeiros Cuidados

Pediatra e dentista são parceiros que promovem a saúde integral da criança. Em geral, é o pediatra que encaminha o bebê para a primeira visita ao dentista, por volta de um ano de idade, quando já surgiram os primeiros dentes. Nessa fase, a mamãe precisa receber orientações sobre a higiene correta da boca do bebê e sobre a dieta mais saudável para seu filho, com baixa ingestão de açúcar. Ela também deve aprender a evitar as agressivas cáries de mamadeira, freqüentes em crianças que mamam durante a madrugada e adormecem sem fazer a limpeza da boca. São cuidados essenciais na preservação dos dentes de leite, que têm a importante função de preparar a arcada para receber os dentes permanentes.

Uma infância sem cáries:

possível chegar à adolescência com um sorriso perfeito, sem cáries. Essa conquista começa desde cedo, sob o acompanhamento do Odontopediatra. O primeiro passo é a limpeza dos dentes após cada mamada ou refeição, com uma gaze ou uma fralda embebida em água filtrada ou em uma solução apropriada. Por volta dos 18 meses, a criança já usa a escova e um creme dental indicados pelo dentista. Aos 2 anos, pode receber aplicações tópicas de flúor em consultório para fortalecer o esmalte dentário. Aos 4 anos, se necessário, o dentista aplica o selante – resina fluída usada para cobrir os sulcos e as fissuras de dentes posteriores, difíceis de higienizar.

Como evitar problemas:

A respiração bucal, o uso excessivo da chupeta ou hábitos aparentemente inofensivos, como chupar o dedo, prejudicam o crescimento da arcada dentária e podem causar alterações dos músculos da face. Um acompanhamento odontológico semestral, a partir dos 3 anos, pode previnir esses problemas. Se detectadas no início, as alterações podem ser corrigidas, desde os 4 anos, com aparelhos ortopédicos funcionais (removíveis). Um consultório bem equipado associa a tecnologia de ponta a um padrão de excelência em esterilização.



Escovação prazerosa:

  • a escovação deve ser uma prática agradável, um momento de prazer para a  criança;
  • a primeira escova deve ter cerdas macias e cabeça pequena;
  • a criança precisa criar o hábito de escovar os dentes todos os dias e de usar o fio dental desde pequena;
  • até os 4 anos, não se recomenda o uso de cremes dentais com flúor;
  • até os 6 anos, o adulto deve superviosionar a escovação;
  • a principal escovação é a noturna;
“Com prevenção, orientação e afeto, o Odontopediatra pode construir uma geração Cárie Zero”

Por: Dra. Cintia Veronezzi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário