"Os dentes mudam o sorriso, o sorriso muda a face. A face muda a expressão, a expressão muda a vida!"

sexta-feira, 18 de março de 2011

Educação ao Paciente. Dentes de crianças;

Os dentes das crianças começam a se formar antes do nascimento. Aos 4 meses de idade, os primeiros decíduos, ou dentes do bebê, erupcionam através da gengiva. A dentição decídua, composta por 20 dentes, em geral se completa por volta de 3 anos de idade, embora o ritmo e a ordem de erupção possam variar.
Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos 6 anos de idade. Este processo continua aproximadamente até os 21 anos de idade.
Para ajudar a assegurar a saúde e bons hábitos de higiene oral pela vida toda:
  • Limite a ingestão de açúcar por parte das crianças
  • Certifique-se de que as crianças obtenham a dose necessária de flúor, seja através da água que bebem ou de aplicação no consultório do dentista
  • Ensine as crianças a escovar os dentes e a usar o fio dental corretamente
  • Supervisione as sessões de escovação e ajude as crianças no uso do fio dental, que pode ser um desafio para suas mãos pequenas

Um comentário:

  1. Muito bom. Mas só lembrando que até aproximadamente os oito anos de idade, as crianças não escovam os dentes sozinhas. É necessário que um adulto (treinado de preferência) realize o processo de escovação dos dentes e limpeza da língua da criança.
    Isto nos leva a seguinte reflexão: Quem treina os adultos? quem ensina a escovar? como podemos ajudar neste processo, nós da Odontologia da Faculdade Leão Sampaio? que tal um projeto de extensão para ensinar nas escolas de ensino médio, como se realizar adequadamente a higienização bucal? afinal, estes jovens serão pais e mães daqui a alguns anos, e poderão promover mais adequadamente a saúde bucal de seus filhos. Vamos quebrar um ciclo vicioso e criar um ciclo virtuoso de saúde bucal. Somos já 200 acadêmicos de Odontologia, se cada um alcançasse 50 jovens em uma palestra e demonstração, teríamos alcançado 10.000 jovens.

    ResponderExcluir